CURSO DE ATENDIMENTO A VÍTIMAS DE COMBATE TÁTICO – RESGATE TÁTICO
INTRODUÇÃO:
O RESGATE TÁTICO no campo de batalha ou em situações de conflito, deve ser a melhor combinação possível de recursos de atendimento tático de primeiros socorros prestados por pequenas unidades operacionais.
As especificidades do atendimento as vítimas de combate em ambiente tático dependerão da situação tática, das lesões sofridas pela vítima, do conhecimento e habilidades do socorrista, e dos recursos disponíveis no momento do confronto. Nestes casos, o atendimento de vítimas de combate tático é apenas parte da missão. Portanto, na estrutura do Curso de Resgate Tático, as diretrizes principais são as seguintes:
1. Tratar a vítima
2. Evitar acidentes e lesões adicionais
3. Completar a missão
O programa foi desenvolvido para personalizar os princípios do atendimento pré-hospitalar a vítimas de trauma, de acordo com as peculiaridades do campo de batalha ou ambiente tático, de maneira a fornecer o melhor atendimento sob condições hostis.
O Curso de Resgate Tático do GRE segue padrões e diretrizes internacionais, que são publicadas a cada 4 anos pelas principais instituições americanas voltadas para o Atendimento de Emergência em Combate.
PROGRAMA RESUMIDO:
– Conceitos de Atendimento Pré-hospitalar em ambiente tático;
– Avaliação da cena em situações de risco;
– Avaliação Primária e Secundária;
– Técnicas de mobilização da vítima;
– Técnicas de extração rápida em ambiente hostil;
– Técnicas de atendimento sob fogo inimigo;
– Formação tática, posicionamento e função da equipe médica;
– Técnicas de manejo das vias aéreas;
– Reanimação Cardiopulmonar em emergências táticas;
– Controle de hemorragias em ambiente tático;
– Atendimento inicial as vítimas com lesões por arma de fogo;
– Evacuações táticas em áreas de risco;
– Formações táticas;
– Progressões em ambiente hostil;
– Área de contenção e atendimento a vítima e
– Extração de emergência em áreas de alto risco.
PÚBLICO ALVO:
O Curso de Resgate Tático foi projetado EXCLUSIVAMENTE para militares das Forças Armadas, policiais federais, forças policiais (civis e militares), equipes oficiais de segurança de autoridades e grupos de segurança armada que, efetivamente cumpram funções de proteção e policiamento e/ou que estão se preparando para atuar em operações de confronto e combate armado.
CARGA HORÁRIA:
24 (vinte e quatro) horas de atividades teóricas e práticas, em 02 (dois) dias consecutivos, no sistema de “imersão”, visando garantir a continuidade das informações e permitir maior dinamismo ao treinamento. (Primeiro dia: 7h30 às 22h00 / Segundo dia: 8h00 às 18h00).